Ferramentas Auxiliares (Casa do Senhor) - Rádio Web Online - Dicionário Bíblico Online

 


 

PORQUE SEM MIM NADA PODEREIS FAZER


"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5)
 

Este estudo fala sobre a vara que está dando fruto e a que não está, e a necessidade de manter a vara limpa, para que ela dê mais fruto. Conhecemos a conseqüência da vara que não está frutificando. Ela serve somente para ser lançada no fogo e queimada.

E, se estamos dando fruto, Jesus fez um alerta em: "Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto." (João 15:2)
 

O segredo para que a vara continue frutificando, é mantê-la limpa, adubada e podada.
 

Para que isto aconteça, ela necessita de um excelente lavrador. Você sabe quem é este Lavrador?
 
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador." (João 15:1) (Palavras de Jesus )
 
Deixe o Lavrador trabalhar com liberdade em sua vinha, para que você continue frutificando.
Sem Jesus nada poderemos fazer, e mais, nos tornaremos galhos secos e sem vida, que servirão somente para serem lançados no fogo.


Você, declare com ousadia:

"Sou uma vara frutífera, Jesus está cuidando da minha vinha de dia e de noite."

PORQUE VINHA?


"Naquele dia haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei." (Isaías 27:2-3)

Israel é comparado a uma vinha

DEUS É O LAVRADOR DA SUA VINHA

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador." (João 15:1) (Palavras de Jesus )
 

Lavrador - Pessoa que trabalha na lavoura, preparando a terra e plantando. 

Agricultor - Portanto, a vinha que Deus o Lavrador guarda e rega a cada momento,não pode ser uma vinha infrutífera. Nós somos a vinha peculiar do SENHOR.
 

Deus está cuidando de você, de seus filhos, do seu marido, da sua esposa, da sua parentela, com mão forte e poderosa, de dia e de noite. Tome posse desta palavra.
 
A videira no antigo testamento, simboliza Israel, no Novo Testamento, Jesus Cristo.
 
Salmo 80.8 -Trouxeste uma vinha (terreno onde se cultiva videiras) do Egito; lançaste fora as nações e a plantaste.

 

O salmista estava se referindo a nação de Israel que Deus tirou do Egito com mão forte e levou para Canaã a terra prometida e lançou fora os povos daquela terra.

Deus está dizendo: por amor a você, Ele lança fora seus inimigos e faz algo novo, planta uma nova esperança no seu coração. Esta terra seca, este deserto pelo qual você está passando, hoje será regado com o orvalho do céu, e pela fé você pode dizer: a minha vinha já floresceu.
 

"Quando o SENHOR, teu Deus, te tiver introduzido na terra, a qual passais a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus , e os heveus, e os jebuseus , sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu." (Deuteronômio 7:1-2)
 

E o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás ; não farás com elas concerto, nem terás piedade delas.
 

DEUS É O GUARDA FIEL DE ISRAEL
 

- Salmo 121.6 – O sol não te molestará de dia , nem a lua, a noite
 

"EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." (João 15:1-6)
 
Se a vara não estiver ligada,  à videira verdadeira, nenhum valor ela terá,
tornar-se-á um galho seco e sem vida.

E O SEU DESTINO, QUAL SERÁ?
 
Leia:
"E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo." (Mateus 3:10)

 

Deus quer falar com você, através desta palavra, algo grande, maravilhoso e tremendo. Você não acessou este site por acaso. Saiba que Deus lhe escolheu como vara frutífera, porque você é especial para Ele.
 

E hoje a Videira Verdadeira, Jesus Cristo lhe pergunta :
 

Onde estão os talentos que confiei às suas mãos? Por que você os enterrou?
 

O Senhor Jesus conta uma parábola, que um senhor distribuiu talentos com os seus servos e viajou. A um deu 5 talentos a outro 2 e a outro 1:
 

"Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
 

E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.


E muito tempo depois , veio o senhor daqueles servos e fez contas com eles. Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.


E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros dois talentos.
 

Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;


E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?


Devias , então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.Tirai-lhe, pois o talento e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 25:14-30)
 

Saiba que o Senhor Jesus só coloca em nossas mãos os talentos que temos condições para multiplicá-los. Quantos estão enterrando seus talentos, porque surgiram em suas vidas, perseguições, tribulações, lutas, dificuldades, aflições, crises diversas. (Tornaram-se varas secas)

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5:3-5)


NÃO PERMITA QUE AS TRIBULAÇOES VENHAM IMPEDIR SUA CAMINHADA - PROSSIGA
 

Você não está só. Jesus está ao seu lado.


"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o porvir ( futuro ). Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:37-39)
 
Sigamos o conselho do Aposto Paulo:

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58)
 

Quem está ocupado com a obra do Senhor, não tem tempo para se envolver ou dar ouvidos a com coisas mesquinhas. Ex. mexerico, fofoca, inveja, competição, etc. Portanto não desista por causa das ameaças, mas responda como Neemias ao ser ameaçado por Sambalate e Tobias:
 

"Sucedeu mais que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém enviaram a dizer:

Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? E da mesma maneira enviaram a mim quatro vezes; e da mesma maneira lhes respondi." (Neemias 6:1-4)
 
A vinha do Senhor, que somos nós, não pode compartilhar com mistura. Deus não quer a sua vinha contaminada com a semente do maligno.

 

E se não vigiarmos, vem o inimigo e semeia o joio, durante o sono.
 
"Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se." (Mateus 13:25)

 

O que este versículo está nos alertando?

Precisamos estar vigilantes, para que o inimigo não tenha acesso à nossa vinha. Esta vinha pode ser: o ministério que Deus a nós confiou, a família, a vida espiritual, o casamento, os filhos, o trabalho, nossa responsabilidade com a obra do Senhor, tudo que é precioso para nós, isto é a nossa vinha.


Sabemos que o inimigo tem tentado de todas as maneiras, semear em nosso meio , o joio, para contaminar o trigo. Deus está procurando homens e mulheres corajosos, destemidos, mulheres como Ester, que venceu com jejum e oração. Ester 4:15-17.

Débora, que diante do inimigo, não temeu, mas enfrentou a guerra, vencendo a batalha.
 

Jz.4 . Abigail, I Sm.25.18-43, que diante das ameaças do rei Davi, ela não se intimidou, mas tomou as devidas providências. A primeira foi humilhar-se diante do rei. Deus está procurando homens como Abraão, José, Davi, Neemias, Isaías, Jeremias Daniel , e tantos outros.
Saiba que você está plantado ( a) na Casa do Senhor. Por amor a você, Ele derrota os seus acusadores, os seus perseguidores, e lhe exalta, levando você a uma terra que mana leite e mel .
Esta foi à promessa que Deus fez a Moisés.


Êx.3:8-Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu.
 

Lv.-20:24 E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós para possuí-la em herança, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos separei dos povos. Aleluia !!!
 

Querido( a) irmão ( a), Deus vai lhe renovar, erguer, restaurar, vai lhe colocar de pé, vai lhe transformar num galho verde, que começa hoje a florescer , e o fruto já está brotando. Tome posse desta gloriosa promessa de Deus. A mesma que Ele fez a Moisés, está fazendo hoje a você. Não olhe para as circunstâncias, não olhe para as nuvens negras, não olhe para este grande vendaval que tem se levantado em sua vida, não olhe para as dificuldades, o gigante Golias já está derrotado , o mar vermelho já se abriu, da rocha já jorrou água, o maná está caindo do céu. Glorifique a Deus pela sua vitória.
 

"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1:37)
 
Continue plantado (a) na Vinha, onde Deus é o Lavrador, não afaste de sua vida a Palavra de Deus, leia a Bíblia todos os dias .

NÃO DESISTA DE SUA LUTA

Seja um crente de oração, como foi Ana – 1Samuel 1:10-12

NÃO DEIXE DE IR AO TEMPLO

Seja como Daniel que orava três vezes ao dia - "Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer." (Daniel 6:10)
 
Deus já preparou a terra, está derramando do seu orvalho sobre você, sinta este refrigério que desce do céu sobre sua vida. a sequidão, já passou, este inverno já cessou.

 

"Porque eis que passou o inverno: a chuva cessou e se foi. Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma. Levanta-te, amiga minha, formosa minha e vem." (Cantares 2:11-13)
 
 
Deus está trabalhando em sua vida, Ele está preparando a terra para que ela frutifique.
Sendo Ele o excelente lavrador, escolheu você como vide peculiar dEle. Aleluia !!

 

"Eu mesmo te plantei como vide ( videira ) excelente, da semente mais pura.
Neste mesmo versículo, Deus faz uma reclamação: Como , pois, te tornaste para mim uma planta degenerada ( corrompida ) como de vide brava?"
(
Jeremias 2:21)


"Agora , cantarei ao meu amado ( representa Jeová ) o cântico do meu querido a respeito da sua vinha ( Israel e Judá ) O meu amado tem uma vinha em um outeiro ( colina ) fértil.
 

E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre e também construiu nela um lagar; (espécie de tanque grande, geralmente cavado em rocha , no qual vários homens, com os pés descalços, pisavam as uvas para extrair delas o suco usado para fazer vinho ) e esperava que desse uvas boas, (Deus esperava que Israel e Judá fossem povos obedientes, santos e que dessem bons testemunhos ) mas deu uvas bravas.

(O povo praticou intolerância, injustiça e idolatria ao invés de ser uma testemunha para as nações . Eles praticaram isso apesar de todo o amor e cuidado divino). Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha , que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?" (Isaías 5:1-3)
 

Por causa da desobediência de Israel e Judá, Deus permitiu que Israel fosse levado cativo para Assíria em 721. a.C e Judá para Babilônia em 586. a.C. ( 135 anos depois )
 

II Reis 17.6,16 e 18 -6-No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria e transportou a Israel (Reino Norte ) para a Assíria, e fê-los habitar em Hala e em Habor, junto ao rio Goza, e nas cidades dos medos.
16-E deixaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e se prostraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
18-Pelo que o SENHOR muito se indignou contra Israel e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão a tribo de Judá ( Reino Sul)

 

Judá foi levado cativo para Babilônia pelo rei Nabucodonosor no ano de 586 a.C.
(135 anos depois do Reino Norte)

 

II Reis 24.10,14 e 15
10-Naquele tempo, subiram os servos de Nabucodonosor, rei de Babilônia , a Jerusalém , e a cidade foi cercada.
14-E transportou a toda a Jerusalém, como também todos os príncipes,e todos os homens valorosos , dez mil presos, e todos os carpinteiros e ferreiros; ninguém ficou, senão o povo pobre da terra.
15-Assim transportou Joaquim para a Babilônia , como também a mãe do rei, e as mulheres do rei, e os seus eunucos, e os poderosos da terra levou presos de Jerusalém a Babilônia.
 
O resultado do pecado em nossas vidas, a desobediência, resulta em terríveis conseqüências.

Deus nos fez vides excelentes, para que venhamos a dar frutos. Deus colocou-nos em boa terra, Ele dá o sol à sombra a, chuva, nos rega, nos vigia de dia e de noite, Ele cuida de nós.
Deus está cuidando de você. Tome posse desta poderosa palavra.

 

A nossa vitória depende da nossa obediência.
 

Os profetas deixaram bem claro que Deus estava sempre pronto a perdoar. Contudo não estava disposto a perdoar aos que recusassem arrepender-se . Deus alerta o povo, que ninguém se esconde de sua presença:


"Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o SENHOR . Porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o SENHOR." (Jeremias 23:23-24)
 

Amado (a) irmão (a), o nosso Deus é longânimo e misericordioso, não condena o seu povo precipitadamente. Foi sempre paciente, dando a todos a oportunidade de rever seus caminhos e voltar para ele de todo o coração. Apesar de disciplinar o povo de toda maneira possível, porém o povo recusava-se a corresponder. Ele não tem prazer em nos punir, vejamos o lamento de Deus:

"Ó geração! Considerai vós a palavra do SENHOR. Porventura, tenho eu sido para Israel um deserto ? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, pois, diz o meu povo: Desligamo-nos de ti ; nunca mais a ti veremos." (
Jeremias 2.31)

(Deus fazendo uma reclamação contra Israel)
 

Deus permitiu a destruição de Jerusalém, mas até o último momento Ele deu oportunidade de arrependimento exortando o povo a se arrepender.
 

Ezequiel cap 18 verso do 30 al 32 diz:
 

"Portanto, eu vos julgarei , a cada um conforme os seus caminhos , ó casa de Israel , diz o SENHOR JEOVÁ ; vinde e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós um coração novo e um espírito novo ; pois por que razão morreríeis , ó casa de Israel? Porque não tomo prazer na morte do que morre , diz o SENHOR JEOVÁ, convertei-vos, pois , e vivei."
 

Deus prometeu ao povo, bênção ou maldição. Se obedecessem, receberiam bênçãos, se desobedecessem, receberiam maldição. Por favor leia Deuteronômio 28.
 
Amados (as ) após este estudo, façamos uma reflexão, confessando os nossos pecados,
 humilhando-nosdiante do Todo Poderoso, para que Ele venha realizar ,
 cumprir em nós suas maravilhosas promessas.

 

Creia meu irmão ( a ) que Deus está no controle de sua vida , Ele não vai deixar ultrapassar esta onda além de suas forças, reconheço, que grande tem sido as tempestades que têm se levantado, para que você desista, mas leia:
 

Jó 38.11 : E disse: Até aqui virás , e não mais adiante, e aqui se quebrarão as tuas ondas empoladas?
 

Declare com fé : hoje minha vara vai florescer porque está escrito:
 
Salmo 107.35 - Converte o deserto em lagos e a terra seca, em nascentes.
 
Neste deserto , Deus vai jorrar água em abundância.
 
Você não se escolheu, mas Jesus o (a) escolheu no ventre de sua mãe, antes que você nascesse Ele já lhe conhecia. O Senhor Jesus olhou para você e disse:
 
João 15.16 – PALAVRAS DE JESUS
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vos conceda.
 
Você foi chamado ( a) por Jesus para frutificar ,para dar fruto na Obra do Senhor,
para ser próspero ( a) , abençoado (a) , vitorioso (a).
Ainda que não lhe dêem valor, não importa, você é precioso (a) para Deus.
 
Receba esta mensagem de ânimo, tomando posse do que está escrito em :

Jó. 11.18 - E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro.
 
Vamos trabalhar na obra do Senhor, com alegria, com gozo, para que nossa vara esteja sempre dando fruto. E fruto digno de arrependimento.

 

Mateus 3.8 – Produzi, pois, fruto dignos de arrependimento.
 
Vamos multiplicar o talento que a nós foi confiado, para quando o Senhor nos pedir contas,
possamos apresentar nossas mãos cheias de obras realizadas aqui na terra.

 

Mesmo que você se ache frágil, com pouca força, pequenino ( a) , leia o que está escrito em:
Apocalipse 3.8 – Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
O segredo é desfrutar da fonte da água viva. Comer a palavra de Deus. Alimentar-se deste maná.


Ezequiel 19.10 -Tua mãe era como uma videira na tua quietação, plantada à borda das águas ; ela frutificou e encheu-se de ramos , por causa das muitas águas.
 
Talvez você esteja dizendo: Mas o que adianta? quem eu queria que me desse valor, não está se preocupando , se sou galho seco ou verde, mas saiba que existe um nome, que é sobre todos os nomes, que move céus e terra por amor a você. Este nome você já conhece , chama-se : JESUS CRISTO.


E se você perseverar na obediência , humilhando-se diante do Todo Poderoso ,
tem uma passagem na Bíblia que diz assim:

 

I Pedro 5.6-7 - 6-Humilhai-vos,pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo , vos exalte.
7-Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.
 
Declare para Satanás ; Você está derrotado em minha vida, porque o Deus que eu sirvo
encheu o meu coração de alegria.

 

Você foi chamado ( a ) escolhido ( a ) para dar fruto e crescer no conhecimento de Deus, e não para retroceder e viver como uma vara seca.
 

Col. 1.10 - Para que possais andar dignamente diante do SENHOR , agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.
 
Existe um segredo para que venhamos a dar fruto , mas depende unicamente da nossa vontade, e para isto é necessário ter prazer na lei do Senhor, não podemos ir a Igreja, somente por ir. O rei Davi declarou:

 

Salmo 122.1 - Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR! (Palavras do rei Davi )
Salmo 1.2-3 - 2-Antes , tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3-Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas , a qual dá o seu fruto na estação própria , e cujas folhas não caem , e tudo quanto fizer prosperará.
Deus continua confirmando sua promessa a Israel
 
Joel 3.18 - E há de ser que, naquele dia ,os montes destilarão mosto (vinho novo), e dos outeiros manará leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas ; e sairá uma fonte da Casa do SENHOR e regará o vale de Sitim.
 
O Vale de Sitim, é um vale árido ( seco ) do Jordão . E aqui o profeta está dizendo que vai sair uma fonte da Casa do Senhor , e Deus vai regar o vale de Sitim . E o vale vai florescer, e se encherá de água .

 

Meu irmão , minha irmã, este vale , pelo qual você está passando, ainda que esteja seco, árido ,declare pela fé : já floresceu, Deus já derramou sobre a minha vida , uma fonte de água que jorra do Seu trono , esse vale está transbordando de leite e de mosto. Minha vara está cheia de fruto, fui enxertado (a) na videira verdadeira.

 


Este estudo foi visualizado 41660vez(es)

Ir para o Portal Casa do Senhor - Clique Aqui

Estudos Bíblicos

Copyright(c) 2003-2011. Ministério Internacional Casa do Senhor. Todos os direitos reservados.
Rádio Web Nova Vida - www.casadosenhor.com.br ou www.casadosenhor.pt