Ferramentas Auxiliares (Casa do Senhor) - Rádio Web Online - Dicionário Bíblico Online

 



A ARMADURA DE DEUS
 
"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." (Efésios 6:10-17)
 
 
- VESTIDOS PARA O SUCESSO
 
 
"A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz." (Romanos 13:12)
 
"Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja. Aparelhai os cavalos, e montai, cavaleiros! Apresentai-vos com elmos; açacalai as lanças; vesti-vos de couraças." (Jeremias 46:3-4)
 
O propósito deste Estudo Bíblico é considerar e meditar sobre o significado das Escrituras para cada elemento da armadura completa de Deus, de forma que possamos permanecer de pé firmes nas batalhas da vida.
 
"Os projetos se confirmam pelos conselhos; assim, pois, com prudencia faze a guerra." (Provérbios 20:18)
 
"Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?" (1 Coríntios 14:8)
 
 
- FIQUE FIRME!
 
 
"Porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?" (Apocalipse 6:17)
 
"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem." (Lucas 21:36)
 
"Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." (1 Coríntios 10:12-13)

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos." (Judas 1:24)

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)
 
 
- O CINTURÃO DA VERDADE
 
 
"Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça." (Efésios 6:14)
 
"A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins." (Isaías 11:5)
 
"Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor." (Êxodo 12:11)
 
"E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jizreel." (1 Reis 18:46)
 
"Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25)
 
Ray Stedman: "Nenhum cristão tem o direito a uma vida particular. Nossas vidas devem ser vividas abertamente perante todos os homens, transparente, um espetáculo para o mundo inteiro. Não temos vidas particulares, nem devemos esperar uma. Isto é básica e fundamentalmente errado. Os cristãos devem ser uma demonstração da verdade."

"Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24)

"Mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." (Colossenses 3:8-10)

 "... Para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos." (Tessalonicenses 2:10)
 
 
- A COURAÇA DA JUSTIÇA
 

"E seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé." (Filipenses 3:9)

"E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve; vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação; e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto." (Isaías 59:16-17)

"Farás também o peitoral do juízo, obra de artífice; conforme a obra do éfode o farás; de ouro, de azul, de púrpura, de carmesim, e de linho fino torcido o farás." (Êxodo 28:15)
 
"Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?" (1 Reis 3:9)
 
"Mas o juízo voltará a ser feito com justiça, e hão de segui-lo todos os retos de coração." (Salmos 94:15)
 
"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos. Então entenderás a retidão, a justiça, a eqüidade, e todas as boas veredas." (Provérbios 2:6-9)
 
 
- FIRMADOS NO EVANGELHO
 
 
"E calçando os pés com a preparação do evangelho da paz." (Efésios 6:15)
 
"E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10:15)
 
Imagine-se de pé e descalço numa região árida, cheia de pedras como a do Oriente Médio. Você até pode se mover, só que com muito cuidado. Contudo, sem sapatos, você seria inútil no dia de uma batalha.
 
O peso das outras peças da armadura, só fariam os seus pés mais sensíveis se você não tivesse proteção. Você seria um alvo fácil para o inimigo, pois não teria agilidade e estaria estremecendo de dor cada vez que tentasse se mover.
 
Por isso é essencial ter nossos "PÉS CALÇADOS COM O EVANGELHO DA PAZ".

"Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (1 Coríntios 15:1-4)

Este é o evangelho como o recebemos.
 
É tolice para muitos, mas vida e luz para aqueles que acreditam nele e desejam seguir e ser "incluídos" na morte de Cristo.
 
Na prática, o Evangelho significa que estamos mortos para uma vida própria com todas as suas concupiscências e instintos e vivos com nova vida em Cristo.
 
As boas novas são que ao considerarmo-nos "homens mortos" em Cristo, podemos ser colocados em paz com Deus em Cristo.
 
Se realmente tivermos morrido para o "eu", com o tempo, os nossos instintos estarão mortos para as pedras, vidros e espinhos deste mundo que costumavam nos ferir.
 
Aqueles firmes no Evengelho não reagirão na carne. Ao invés disso, serão movidos pelo Espírito de Deus com um desprezo protegido para tais considerações "carnais", sendo "protegidos" pelos "sapatos da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo", que é o Evangelho que traz paz.
 
"Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma." (1 Pedro 2:11)

"Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis." (Gálatas 5:16-17)

"Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Romanos 8:5-11)

"Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui. Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Isaías 52:6-7)

 

- O CAPACETE DA SALVAÇÃO [JESUS] 

 
"E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve; vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação; e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto." (Isaías 59:16-17)
 
"Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação." (1 Tessalonicenses 5:8)

"Ó Senhor, meu Senhor, meu forte libertador, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha." (Salmos 140:7)

JESUS - YESHUA em hebráico significa "Salvação" - Salvação é JESUS CRISTO.

"Também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência." (Colossenses 1:18)

"Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:16)

"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus." (Filipenses 2:5)

"Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado." (1 Pedro 4:1)

"Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo." (2 Coríntios 10:3-5)

"Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor." (Efésios 4:14-16)
 
 
- A ESPADA DO ESPÍRITO = A PALAVRA DE DEUS

 

"E fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava." (Isaías 49:2)

Para os cristãos armados para defesa na batalha, o apóstolo recomenda somente uma única arma de ataque; mas ela é suficiente, a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

Ela põe por terra e mortifica desejos maus e pensamentos de blasfêmia conformes eles surgem em nós; e responde à descrença e ao erro conforme eles atacam por fora.
 
Um único texto, bem entendido e aplicado corretamente, destroe de uma única vez uma tentação ou uma objeção, e põe por terra o mais incrível dos adversários.
 
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas." (Hebreus 4:12-13)
 
"Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda." (2 Coríntios 6:7)
 
"Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação. Exultem de glória os santos, cantem de alegria nos seus leitos. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mão espada de dois gumes." (Salmos 149:4-6)
 
 
- O ESCUDO DA FÉ
 
 
"Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno." (Efésios 6:16)
 
"Contende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; combate contra os que me combatem. Pega do escudo e do pavês, e levanta-te em meu socorro. Tira da lança e do dardo contra os que me perseguem. Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação. ... Então minha alma se regozijará no Senhor; exultará na sua salvação." - [Sim, Yeshua novamente] - (Salmos 35:1-3,9).

"Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus. Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça." (Salmos 3:2-3)

"Que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo." (1 Pedro 1:5)

"A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo." (Salmos 33:20)

"Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas." (1 Timóteo 6:12)

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 João 5:4-5)

"Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam." (Provérbios 30:5)

 

SEJAM FORTES NO SENHOR, PELO PODER DA GRAÇA

 
"Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes." (1 Coríntios 16:13)
 
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus." (2 Timóteo 2:1)
 
"Do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder." (Efésios 3:7)
 
"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra." (2 Coríntios 9:8)
 
"Corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo." (Colossenses 1:11)

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)

 

- A BATALHA PERTENCE AO SENHOR 

 
"[Davi, falando a Golias] E para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos." (1 Samuel 17:47)

"E lhe dirá: Ouvi, é Israel; vós estais hoje para entrar na peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração; não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles; pois e Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar." (Deuteronômio 20:3-4)

"Ele é o Deus que me cinge de força e torna perfeito o meu caminho; faz os meus pés como os das corças, e me coloca em segurança nos meus lugares altos. Adestra as minhas mãos para a peleja, de sorte que os meus braços vergam um arco de bronze. Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me sustém, e a tua clemência me engrandece." (Salmos 18:32-35)
 
"Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos." (Zacarias 4:6)
 
"Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:36)

 


Este estudo foi visualizado 30758vez(es)

Ir para o Portal Casa do Senhor - Clique Aqui

Estudos Bíblicos

Copyright(c) 2003-2011. Ministério Internacional Casa do Senhor. Todos os direitos reservados.
Rádio Web Nova Vida - www.casadosenhor.com.br ou www.casadosenhor.pt